Percevejos
Estes insetos praticamente desapareceram a partir da década de 50, quando a utilização de inseticidas de efeito residual, como o DDT, passou a ser uma prática bastante comum e eficaz para seu controle. Entretanto, nos últimos anos a ocorrência de infestações começou a aumentar.
Filo: Arthropoda Classe: Insecta Ordem: Coleoptera
Descrição e biologia
São pequenos insetos de formato oval que medem cerca de 1 cm de comprimento. Possuem coloração castanha avermelhada, corpo achatado e sem asas. Alimentam-se de sangue humano, e como normalmente ficam escondidos durante o dia, picam as pessoas durante a noite. Os adultos, entretanto, conseguem viver um ano
sem se alimentar. As camas são os locais mais comuns para esses insetos alojarem-se, alimentarem-se e depositarem seus ovos. Porém podem ser encontrados em poltronas, cadeiras estofadas, fendas nas paredes e molduras e pilhas de roupas.
Percevejo-de-cama
Os percevejos-de-cama são pequenos insetos com formato oval que medem menos de 1 cm de comprimento. Possuem coloração castanho-avermelhada e o corpo achatado, mas não apresentam asas. Alimentam-se de sangue humano, e como normalmente ficam escondidos durante o dia, picam as pessoas durante a noite (hábito noturno), principalmente quando elas estão dormindo. Os percevejos adultos, contudo, conseguem viver até um ano sem se alimentar.
Os percevejos-de-cama praticamente desapareceram a partir da década de 50, quando a utilização de inseticidas de efeito residual, como o DDT, passou a ser uma prática comum e bastante eficaz para o seu controle. Entretanto, nos últimos anos a ocorrência de infestações começou a aumentar após vários anos sem muita alteração. A proibição da utilização do DDT associado ao crescimento das viagens internacionais e ao aumento da densidade populacional com baixas condições sociais na periferia das grandes cidades são as causas mais prováveis para o seu retorno
As camas são os locais mais comuns para esses insetos se alimentarem, se esconderem ou depositarem seus ovos. Além delas eles podem se abrigar em poltronas, cadeiras estofadas, fendas nas paredes e molduras, sob papel de parede, guarnições de portas, tomadas elétricas e pilhas de roupa. Isto significa que praticamente qualquer local escuro e protegido pode se tornar ótima moradia para os percevejos. Põem de 100 a 250 ovos por fêmea. O desenvolvimento, até o estágio adulto realiza-se em aproximadamente 2 meses.
Apesar de não transmitirem doenças para o homem, os percevejos causam grande desconforto. As picadas podem causar prurido, inchaço e inflamação, levando à irritação da pele e até a uma infecção. Com o passar do tempo, a exposição constante à saliva injetada durante a sua alimentação pode resultar em uma reação alérgica a picadas em pessoas mais sensíveis.
Os percevejos podem invadir uma residência das formas mais diversas, seja carregando-os para casa em uma mala ou muda de roupa após uma viajem ou comprando móveis usados que contenham uma infestação. Alguns sinais que indicam sua presença são fezes com cor de ferrugem e restos de suas mudas de “pele”, chamadas exúvias, encontradas nos lençóis, no colchão ou em outros locais que apresentem uma colônia.
Em casos de infestações sérias, um cheiro doce característico pode ser percebido no ambiente. Quando houver suspeita de infestação, deve-se notificar o caso a autoridades competentes e contatar uma empresa de controle de pragas para que essa realize o controle de forma eficiente.
Ciclo de Vida
As fêmeas podem ovipositar cerca de 500 ovos durante a vida. As posturas são parceladas, sendo que diariamente uma fêmea coloca de 1 a 4 ovos.
Principais Espécies e Danos Causados
Apesar de não transmitirem doenças, causam um grande desconforto ao homem. As picadas causam prurido, inchaço e inflamação, levando à irritação da pele. Com o passar do tempo, a exposição constante à saliva injetada pode resultar uma reação alérgica. Alguns sinais de sua presença são: fezes com cor de ferrugem, restos de suas mudas nos lençóis e no colchão. Em casos de infestações sérias, um cheiro doce característico pode ser percebido no ambiente.
Principais Espécies
Pertencentes à Família Cimicidae, as principais espécies são Cimex lectularius e Cimex hemipterus.
Método de Controle
Notificar sua presença a alguma autoridade competente;
Realizar exposição prolongada a temperaturas acima de 49ºC ou abaixo de 0ºC;
Aspiração de todos os carpetes, móveis estofados e rachaduras na madeira e mofo, descartando todo o resíduo do aspirador em seguida;
Lavagem dos tecidos atingidos (roupas, roupas de cama etc.);
Pulverização e expurgo. A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.