Mosquitos

Mosquitos

    Do ponto de vista evolucionário, as baratas podem ser consideradas os animais mais bem sucedidos na Terra e um dos seus mais antigos habitantes. A maioria vive em regiões tropicais, ainda que sejam encontrados nos mais diversos climas e ambientes, devido a sua grande capacidade de adaptação. Fósseis de baratas datam sua existência a mais de 350 milhões de anos. São citadas mais de 3500 espécies, mas alguns cientistas acreditam que há 5000 ainda não identificadas, e somente 1% do total são descritas como praga. A Blatella germânica e a Periplaneta americana são as principais espécies.

    mosquitos

    Filo: Arthropoda                              Classe: Insecta                                  Ordem: Insecta Blattodea

     

    Descrição e biologia
    São espécies sociais, organizam-se em castas de indivíduos ápteros ou alados. A cabeça é livre, com forma e tamanho variáveis, as formas aladas geralmente com olhos, que são atrofiados nas ápteras. O aparelho bucal é do tipo mastigador e bem desenvolvido, principalmente nos soldados. O tórax é achatado e com protórax destacado dos demais segmentos. Apenas os cupins reprodutores apresentam 2 pares de asas membranosas, que possuem uma sutura basal que se rompe e destaca-se do corpo após a revoada.
    iva ou morta (vários estágios de decomposição); derivados de celulose(protozoário no sistema digestivo auxilia na digestão da celulose); herbáceas e gramíneas vivas; detritos vegetais e partes vegetais vivas; fezes de herbívoros e húmus. Uma característica comum a todas as espécies de cupins é a sensibilidade à luz.

    Ciclo de vida
    O desenvolvimento é hemimetabolia (fases de ovo, ninfa e adulto). A postura é feita dentro da cripta genital em uma cápsula (ooteca), onde cada ovo fica separado por uma membrana. O formato da ooteca varia e o número de ovos fica entre 16 e 26. No caso da P. americana, são cerca de 50 ootecas durante a vida, que dura entre 13 e 25 meses, com uma média de 800 descendentes.
    A ooteca fica presa durante curto tempo à fêmea e depois é fixada em um local apropriado. Em geral, as ninfas deixam a ooteca sem o auxílio da fêmea, mas as ninfas de P. americana e B. germanica são liberadas pelas mandíbulas das fêmeas. O ciclo evolutivo pode variar de 53 dias até 2 anos, dependendo da espécie, condições ambientais e disponibilidade de alimento.

    Principais Espécies e Danos Causados

    Principais espécies encontradas no meio urbano são a Blatella germânica e a Periplaneta americana. Por habitarem locais sujos, como bueiros, contaminam alimentos consumidos pelo homem causando doenças como a diarréia. Também podem causar danos consideráveis em roupas e livros, além de impregnar os locais com cheiro desagradável e característico.

    This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!