Brocas

Brocas

Conhecidas como brocas de madeiras, as espécies mais importantes que causam danos em móveis são as das famílias Anobiidae, Bostrichidae, Curculionidae e Lyctidae.

biblioteca-broca

 

Filo: Arthropoda     Classe: Insecta                                                          Ordem: Coleóptera

Descrição e biologia
As brocas são pequenos besouros que se alimentam de madeira. Possuem cabeça arredondada, também podendo ser alongada. A principal característica é o primeiro par de asas modificado em élitros, protegendo o segundo par de asas membranosas, dobradas (quando em repouso). O abdome em geral é totalmente recoberto
pelos élitros. O adulto vive fora da madeira, utilizando-a para deposição dos ovos onde as larvas, posteriormente, irão se abrigar e ali se alimentar até atingirem o estágio de pupa. Atingem de 1 a 3 mm.

Ciclo de vida
O desenvolvimento é holometábolo (ovo, larva, pupa e adulto) e reprodução sexuada. As larvas alimentam-se de madeira, formando túneis. Após a cópula, a fêmea geralmente deposita seus ovos na
mesma peça de madeira de onde emergiu. As larvas tem ciclo longo (vários meses) e os adultos vivem apenas alguns dias ou semanas.

Principais Espécies e Danos Causados

Os danos causados pelas brocas são menores que os causados pelos cupins, porém também requerem atenção. Apenas as larvas causam danos, pois é nesse período que o inseto se alimenta da madeira, formando verdadeiras galerias. Uma característica que facilita a identificação de uma infestação por brocas é a presença de furos nas peças de madeira, mas principalmente, a presença de um pó ou serragem bem fina, assemelhando-se a um talco, próxima à peça. É importante salientar que a textura desse pó é que diferencia uma infestação causada por brocas de uma infestação causada por cupins de madeira seca.

Principais Familias

Serão descritas as principais famílias das brocas, que constituem duas superfamílias: Bostrichoidea e Curculionoidea.

– Superfamília Bostrichoidea

broca-madeira-anobiidae

 Família Anobiidae:

Conhecidas como brocas falsas, pois não só atacam madeiras, como folhas secas de diversas espécies. A cabeça é dobrada para baixo O corpo tem formato oval. Apresentam coloração castanha escura a preta. Medem de 1 a 9 mm de comprimento. Atacam madeiras duras e macias, diversos produtos manufaturados e podem causar severos danos em livros, roendo goma da capa e abrindo galerias no papel. Depositam seus ovos em fendas ou orifícios existentes na madeira. Dificilmente reinfestam o mesmo local. Causam grande prejuízo por ter um ciclo de vida muito rápido, onde um casal produz 200 ovos em 10 dias e no mesmo local.

broca-madeira-bostrichidae-e1397482414527

Família Bostrichidae:

Corpo em formato cilíndrico e tórax mais áspero, antenas em forma de clave e cabeça não destacada do corpo, ou seja, não visível olhando-se o inseto por cima. Sua coloração é castanho escuro. Os adultos medem de 3 a 6 mm de comprimento. Perfuram a madeira para depositar seus ovos e geralmente atacam madeira dura, podendo também atacar madeiras macias, incluindo bambo, vime, etc.

 

broca-madeira-lyctidae

 

Família Lyctidae:

Brocas verdadeiras, alimentam-se e desenvolvem-se de madeiras duras, infestando móveis, pisos, etc. Apresentam coloração marrom e medem de 3 a 5 mm de comprimento. A cabeça é destacada do corpo e o corpo tem formato achatado. Deposita seus ovos nos poros da madeira. Seu principal sinal de infestação é a presença de resíduos de madeira nas saídas dos túneis. Causam grandes danos por reinfestarem o mesmo local.

 

– Superfamília Curculionoidea

 

broca-madeira-curculionidae

Família Curculionidae:

A cabeça prolonga-se em um rostro, de formato mais ou menos alongado, reto e voltado para baixo. São da mesma família do bicudo do algodão. Atacam normalmente grãos armazenados, mas podem atacar madeiras moles.

Prevenção

Para evitar a infestação em móveis é importante proteger a madeira, com aplicação de produtos prontos para uso (liquido ou aerossol), seguindo as instruções dos rótulos. A proteção deverá ser feita em todas as superfícies que não tenham tinta ou verniz (por exemplo: a parte de baixo e de trás dos móveis, gavetas, etc.), assim como as juntas nas madeiras. Geralmente são por estes locais que as brocas penetrarão novamente.

Métodos de controle

Caso o uso de produtos de venda livre não dê resultado ou se a infestação já for grande, pode ser feito injeção e pulverização inseticida específico ou mesmo expurgo.
A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

 

 

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!