Traças

Traças

    As traças podem ser consideradas importantes pragas em áreas urbanas, pois infestam roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados ou não. São conhecidas duas ordens: o grupo formado pelas traças dos livros ou traças prateadas pertencentes à Ordem Thysanura e o grupo formado pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados, pertencentes à Ordem Lepidoptera.

    tracas

     

    Filo: Arthropoda        Classe: Insecta         Ordem: Thysanura e Lepidoptera

     

    Ordem Thysanura

    – Família Lepismatidae

    São conhecidas como traças de livros ou prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser “silverfish”.

    Descrição geral

    Não apresentam asas, possuem tamanho entre 0,85 a 1,3 cm, corpo de coloração cinza prateada, alongado e achatado dorso ventralmente, com 3 filamentos caudais e aparelho bucal mastigador. São ápteros. Alimentam de matéria orgânica vegetal, e substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, assim em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), e alguns tecidos, raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

    Ciclo de vida

    Apresentam reprodução sexuada e desenvolvimento ametabólico, ou seja, a fase jovem diferencia-se da adulta apenas pelo tamanho e maturidade sexual. Dependendo da espécie e clima, os ovos eclodem em aproximadamente 10 a 60 dias e a fase jovem para a adulta demora em média 2 a 3 meses, sendo o ciclo de vida completo dura cerca de 1 ano e as formas adultas vivem mais de 4 anos.

    Principais danos causados

    Algumas espécies frequentam o ambiente doméstico e podem ocasionar danos a livros e outros materiais. Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, sendo consideradas importantes pragas domiciliares, como a espécie Lepisma saccharina. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos. Outras espécies também encontradas no Brasil são a Acrotelsa collaris e Ctenolepisma ciliata.
    Ordem Lepitoptera

    – Família Tineidae

    É a ordem das borboletas e mariposas. As traças pertencentes à ordem Lepidoptera são representadas pelas traças das roupas e as traças de produtos armazenados. São microlepidópteros, ou seja, pequenas mariposas. O gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas.

    Descrição geral

    Suas asas são estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz como a maioria das mariposas. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,2 a 1,5 cm. Apresentam tufos de pelos de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo. As larvas são de coloração esbranquiçada com cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tecem um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pelos, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo são as mais atacadas.

    Ciclo de vida

    Desenvolvimento é holometábolo (ovo, larva, pupa e adulto). Sua reprodução é sexuada e as fêmeas depositam 40 a 50 ovos em média, num período de 2 a 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos possuem uma secreção adesiva e ficam aderidos às fibras dos tecidos das roupas, eclodindo após 4 a 10 dias conforme espécie. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, dependendo da temperatura ambiente e do tipo de alimento disponível e esse estagio pode durar de 35 a 87 dias conforme espécie. O período de pupa dura cerca 8 a 40 dias e a fase adulta cerca de 4 a 30 dias dependendo da espécie.

    Principais danos causados

    As espécies mais comumente encontradas no ambiente doméstico são a Tineola uterela e a T. bisselieta. Essas traças causam estragos consideráveis em peças de lã, tapetes, alguns tecidos, peles, pelos, etc.

    Evitar o acúmulo de papéis velhos, mantendo livros e revistas em locais limpos e bem arejados;
    Evitar a entrada de objetos em caixas provenientes de locais infestados por traças;
    Aspirar bem frestas e rodapés, pois são locais que servem de abrigo às traças;
    Manter estantes, gavetas, armários e gabinetes sempre limpos e arejados;
    Inspecionar periodicamente tapetes, roupas e outros objetos que sirvam de fonte de alimento, mantendo-os bem limpos e livres de umidade;
    Roupas atacadas podem ser colocadas em sacos plásticos e depositadas em freezer por 24 horas para que ovos e larvas sejam mortos

    Métodos de controle

    A melhor forma de controle é o monitoramento constante nos locais propícios ao desenvolvimento das traças.
    Em caso de infestações severas faz-se a pulverização superficial, seguida de micropulverização ou termonebulização. A termonebulização usada como complemento ajuda a desalojar e eliminar focos oriundos de locais de difícil acesso.
    A utilização do MIP é recomendada para melhores resultados.

    This is a unique website which will require a more modern browser to work! Please upgrade today!