Os cupins são insetos e estão entre as pragas urbanas que apresentam maior dificuldade em seu controle e provavelmente as que causam os maiores prejuízos.
Eles possuem um relevante papel na natureza, mas quando em áreas urbanas, certas espécies são consideradas pragas em função dos prejuízos causados aos locais infestados. Alimentam-se de materiais a base de celulose e dividem-se em 03 tipos:
Cupim de Madeira Seca: a colônia se encontra restrita a peça infestada, que é utilizada ao mesmo tempo com a abrigo e alimento. Deixa como vestígios os tradicionais grânulos arredondados.
Cupim Subterrâneo: a colônia se encontra na maioria das vezes no solo, mas existem casos onde foi localizada em estruturas altas e vãos falsos, seja em casas ou prédios. Tem por hábito forragear de forma constante e aleatória em busca de alimento.
Cupim Arborícola: a colônia se encontra normalmente em copas de árvores, mas também pode ocorrer em forros e demais vãos falsos elevados.
O método de controle varia de acordo com a espécie e local a serem tratados, por isso a avaliação e tratamento realizados por profissional especializado é essencial para o controle correto dessa praga.